domingo, 29 de maio de 2011

12 DIAS EM SODOMA - ENSAIO

GrupUsina de Teatro questiona psicoses e assassinos seriais.

Ainda comemorando os 10 anos de trajetória na cena teatral baiana, o GrupUsina de Teatro, que festejou aniversário com o espetáculo cênico-musical Usina Conta Zumbi, dessa vez aborda a questão dos assassinos em série, das psicopatias e da própria criação artística com 12 dias em Sodoma.  A peça, com direção de Ana Paula Carneiro (Mister Holliday, Usina conta Zumbi), será encenada nos dias 31 de maio, 01, 02, 03, 04 e 05 de junho de 2011 às 20h no palco do Teatro Martim Gonçalves, na Escola de Teatro da UFBA.  A entrada é gratuita.

“Trata-se de um solo, cujo texto, de Uarlen Becker, foi escrito especialmente para mim, para meu primeiro trabalho de pesquisa com respeito às múltiplas possibilidades interpretativas do ator e da exploração do espaço vazio e da cena”, diz Ana Paula Carneiro. O texto recria os doze últimos dias de um assassino serial real, que chocou o Rio de Janeiro e o Brasil e que ficou conhecido como o “vampiro de Niterói”. O fato ocorreu nos anos 90, o jovem, que na peça se chama apenas “M”, assassinou cerca de 14 crianças e bebeu o sangue das vítimas para “ser tão bonito e puro como elas”. Foi preso, fugiu e ficou foragido por doze dias em sua terra natal, onde passou a infância conturbada. “É nesse período que se passa a ação, na época da infância, em que muitos se perdem, onde as personalidades se definem”, revela a encenadora.  “Quando escrevi o texto, em 2003, não busquei explicar nada, apenas mostrar os fatos e questionar as interpretações da sociedade com respeito a esses crimes bárbaros, a questão da impunidade, do trato da justiça com os psicopatas, o funcionamento complexo da mente humana e da possibilidade bárbara adotada por muitos de fazer justiça com as próprias mãos”, diz o autor Uarlen Becker. “Injetamos poesia nessa história de horror, através da corporeidade, do movimento, da luz e do som”, diz o ator Luide Prins.
A montagem 12 dias em Sodoma comemora integra as comemorações pelos 10 anos de atividades do GrupUsina de Teatro, companhia criada com o objetivo de encenar peças de diversos estilos, em palco, rua e espaços alternativos, investindo na pesquisa, na criação de uma dramaturgia própria e na prática constante da investigação dos elementos essenciais de comunicação do teatro. Nesta década de atuação, o grupo se apresentou em diversas cidades brasileiras, participou de importantes festivais, como o Festival de Curitiba, e ganhou prêmios, incluindo o prêmio Braskem de melhor peça baiana do ano de 2007 na categoria júri popular por Gozo Frio.
Entre as montagens do GrupUsina, estão: As Três Marias, Balada do lado sem luz, Poema de Banheiro, o infantil O gênio do livro, O homem que só comia veado, baseado na literatura de cordel, Mister Holliday, Gozo Frio, À maneira de Godard e D’As criadas, entre outros.


SERVIÇO

12 dias em Sodoma

Texto: Uarlen Becker
Direção: Ana Paula Carneiro
Intérprete: Luide Prins
Assistentes de direção: Carlos Santana e Eduardo Machado
Preparação Corporal: Jorge Santos
Figurinos e maquiagem: GrupUsina
Criação gráfica e mídias sociais: Uarlen Becker
Iluminação e fotos: Uarlen Becker
Operação de luz: Telma Gualberto
Produção: GrupUsina
Assessoria de imprensa: André Luiz Santana

Quando: 31 de maio a 05 de junho
Onde: Teatro Martim Gonçalves, Escola de teatro da UFBA (Rua Araújo Pinho, 292, Canela, Salvador (71) 3283-7862)
Horário: 20h
Entrada Gratuita
Contatos: (71) 8725-0043 - Ana Paula Carneiro
(71) 8744-2321 – Uarlen Becker
www.grupusina.blogspot.com
grupusina@gmail.com



Luide Prins em ensaio de 12 dias em Sodoma. Fotos de Uarlen Becker.